cover
Tocando Agora:

Câmara de Feira de Santana aprova uso da Bíblia como material de apoio em escolas

A Câmara Municipal de Feira de Santana, na Bahia, aprovou um projeto de lei que permite o uso da Bíblia como material de apoio e de pesquisa em esc...

Câmara de Feira de Santana aprova uso da Bíblia como material de apoio em escolas
Câmara de Feira de Santana aprova uso da Bíblia como material de apoio em escolas (Foto: Reprodução)

A Câmara Municipal de Feira de Santana, na Bahia, aprovou um projeto de lei que permite o uso da Bíblia como material de apoio e de pesquisa em escolas da cidade.

O PL, de autoria do vereador Edvaldo Lima (União), prevê a utilização das Escrituras de forma complementar em projetos pedagógicos nas áreas de história, literatura, filosofia, ensino religioso, artes, geografia e arqueologia, em escolas públicas e privadas.

O projeto foi aprovado pela maioria dos vereadores. Os únicos a voltarem contra foram Eremita Mota (PP) e Professor Ivamberg Lima (PT).

Conforme o texto, o uso da Bíblia em sala de aula será facultativo, “respeitando a liberdade de consciência e crença de alunos e professores”. A participação em atividades com conteúdos bíblicos não será obrigatória.

O vereador Edvaldo Lima esclareceu que a proposta não tem caráter religioso ou doutrinário.

“Destina-se apenas ao enriquecimento dos conteúdos escolares, sendo a Bíblia considerada um instrumento de conhecimento reconhecido mundialmente”, afirmou. 

Os colégios terão liberdade de usar ou não a Bíblia em atividades e projetos complementares.

Feira de Santana foi a terceira cidade da Bahia a aprovar o uso da Palavra de Deus nas escolas.

Em setembro, a Câmara de Salvador aprovou um projeto de lei que prevê o uso da Bíblia como material de apoio pedagógico em escolas públicas e privadas da capital baiana.

A Câmara de Conquista da Vitória também aprovou a utilização das Escrituras em escolas municipais, em agosto, através da Lei 3.029/2025.

Leis aprovadas

Projetos de lei semelhantes sobre o uso da Bíblia em escolas já foram aprovados em diversas cidades e estados do Brasil. 

A Câmara de Vereadores de Joinville, em Santa Catarina, aprovou o Projeto de Lei 147/2025, que permite a Bíblia como recurso paradidático nas escolas públicas e particulares da cidade, em 12 de agosto.

No dia 7 de agosto, um projeto de lei que prevê a distribuição de Bíblias em escolas estaduais do Ceará foi aprovado.

No mesmo dia, a Câmara Municipal de Divinópolis, em Minas Gerais, também aprovou o uso da Bíblia como material paradidático em escolas públicas e privadas da cidade.

Em Manaus (AM), foi sancionada a Lei nº 1.332/2009, permitindo a utilização das Escrituras como conteúdo complementar em escolas públicas e privadas.

Em Rio Branco (AC), o projeto de lei “Bíblia nas Escolas” foi aprovado no ano passado, autorizando a disponibilização da Bíblia em bibliotecas das escolas. Assim como em Belo Horizonte (MG), através da promulgação da lei 11.862/2025, em maio deste ano.

Em Porto Alegre (RS), um projeto de lei que prevê que Bíblias sejam disponibilizadas para o uso de alunos e professores nas bibliotecas das escolas municipais está em discussão na Câmara de Vereadores.